Bora recebe o acervo de Ana Maria Primavesi

No dia 23 de julho de 2021, a Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho recebeu livros, documentos, slides e herbário que pertenceram à engenheira agrônoma, pesquisadora e professora universitária Ana Maria Primavesi. Esse rico acervo, fruto de 70 anos de história profissional, foi doado à Unicamp no início deste ano e passou por processo de desinfecção e desinfestação com radiação realizado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Após análise e tratamento da coleção pela equipe da Bora, o material poderá ser disponibilizado para consulta por docentes, alunos, pesquisadores e toda a comunidade interna e externa. Dentre os livros doados, destaca-se a primeira edição de Manejo Ecológico do Solo (Ana Primavesi, 1979), obra fundamental para o desenvolvimento da Agroecologia.

Ana Primavesi (1920 – 2020) nasceu e estudou na Áustria, mudando-se para o Brasil em 1948. Desenvolveu pesquisas e lecionou por vários anos na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ao lado do marido, Artur Primavesi, também engenheiro agrônomo. Foi pioneira no Brasil por seu trabalho na área da Agroecologia, especialmente no manejo ecológico, destacando-se nacional e internacionalmente.

Mais informações sobre Ana Maria Primavesi e sua trajetória pessoal e profissional estão no Portal https://anamariaprimavesi.com.br/.

Visite também a página da coleção no Portal da Bora.

Manteremos todos informados pelos canais da biblioteca – Portal, Facebook e Instagram – tão logo a coleção esteja disponível para consulta.

Confira notícia publicada pelo Jornal da Unicamp sobre a chegada do acervo de Ana Maria Primavesi à Bora.

Em homenagem ao centenário de Ana Primavesi, comemorado no dia 3 de outubro de 2021, a Unicamp lançou um podcast com entrevistas de sua filha, Carin Primavesi Silveira, e das pesquisadoras Virgínia Mendonça Knabben, Maristela Simões do Carmo e Vanilde Esquerdo. Confira em Ana Primavesi: um legado da Agroecologia para a Unicamp.

Cordialmente, Equipe Bora.