Censurados – livros vetados pela ditadura militar

Já é possível visitar a exposição virtual “Censurados – livros vetados pela ditadura militar” pelo canal da Diretoria de Cultura da Unicamp (DCult) no YouTube. Os livros selecionados são pertencentes ao acervo da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (Bora) e fizeram parte da lista de títulos censurados pela ditadura militar no Brasil entre os anos de 1964 e 1985.

A mostra foi realizada em 2018, de forma presencial, pela então Diretoria de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central Cesar Lattes (CEOR/BCCL), atual Bora. Em virtude da pandemia de Covid-19 e da relevância do tema nos tempos atuais, foi reeditada no formato virtual com a colaboração dos alunos do curso de Midialogia da Unicamp Caroline Costa, Gabriel Nardi e Rodrigo Forti, que fizeram as imagens e a edição de vídeo.

Neste ano, a exposição “Censurados – livros vetados pela ditadura militar” fez parte do Projeto Funciona Cultura da DCult e foi lançada na I Mostra Funciona Cultura na tarde de 7 de abril de 2021.

Confira o vídeo de lançamento da exposição, com participação da bibliotecária Danielle Ferreira, coordenadora da Bora, e da aluna Caroline Costa:  Mostra Funciona Cultura – Sessão 3 – YouTube.

Confira aqui a exposição:

Exposição Virtual – “Censurados – livros vetados pela ditadura militar”