Antonio Candido de Mello e Souza

Antonio Candido

Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017), filho do médico Aristides Candido de Mello e Souza, cuja coleção também se encontra na BORA, e de Clarisse Tolentino de Mello e Souza.

Escritor, crítico literário, sociólogo e professor. Antonio Candido foi professor honoris causa na Unicamp e professor emérito na USP e UNESP. Participou da fundação do IEL da Unicamp, que o homenageou em 2017 dando seu nome à Biblioteca do Instituto.

Em 1939, ingressou no curso de Direito da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e também no curso de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Abandona o curso de Direito no quinto ano e conclui o curso de Filosofia em 1942. Nesse mesmo ano, torna-se docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências (FFLC/USP) como assistente de sociologia do professor Fernando de Azevedo (1894-1974). É aprovado em concurso de literatura brasileira com o título de livre-docente em 1945, e obtém a titulação de doutor em ciências sociais, em 1954, com a tese “Os Parceiros do Rio Bonito”, publicada em 1964. De 1958 a 1960, leciona literatura brasileira na Faculdade de Filosofia de Assis, São Paulo. Lançada em 1959, sua obra mais influente é a “Formação da Literatura Brasileira”, na qual estuda os momentos decisivos da formação do sistema literário brasileiro. Em 1943 casa-se com a filósofa, crítica literária, ensaísta e professora universitária Gilda de Mello e Souza (1919-2005), com quem teve três filhas, a escritora Ana Luísa Escorel e as historiadoras Laura de Mello e Souza e Marina de Mello e Souza.

Sua coleção é composta por cerca de 6.000 itens, sendo que grande parte são livros em língua portuguesa, de relevantes autores nacionais, valorizados por conter dedicatórias a Antonio Candido e sua esposa Gilda. Também constam na coleção periódicos relevantes, como por exemplo, a coleção completa da revista Clima.

Coleção não disponível para consulta – em tratamento técnico.