Fausto Castilho

Fausto CastilhoFilósofo e professor. Licenciado em Filosofia pela Sorbonne (Paris, França), tendo sido professor de Filosofia na Universidade Federal do Paraná, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, onde é professor emérito, e na Universidade de Besançon, na França. Dirigiu as coleções multilíngues de Filosofia e Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea da editora da Unicamp. Foi tradutor, entre outros, de Ser e Tempo (Heidegger), do Manual dos cursos de Lógica Geral (Kant), além de ter escrito as obras: O conceito de universidade no projeto da Unicamp; Considerações em torno do contencioso; e as determinantes da Longa Duração e sua conversação: o impasse.

Fausto Castilho traduziu, pela Editora da Unicamp, a primeira edição bilíngue (alemão-português) de Sein und Zeit (Ser e Tempo), considerada a obra mais importante de Martin Heidegger, para muitos o principal filósofo do século 20. O filósofo da Unicamp havia frequentado o curso de Heidegger na Universidade de Friburgo. Castilho integrou a comissão de planejamento de implantação do campus da Unicamp no final dos anos 1960. Parte desta experiência está no livro O conceito de universidade no projeto da Unicamp, que oferece uma reflexão ampla e instigante sobre os diversos aspectos da universidade no Brasil.

O acervo é composto por material bibliográfico estimado em 10 mil volumes, sendo aproximadamente 6 mil volumes sobre Filosofia com as coleções completas dos grandes filósofos.

  • Coleção de 10 mil volumes;
  • Doada pelo professor em 2014;
  • Concentração do acervo: Filosofia;
  • Professor da UNICAMP /IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas).

ExLibris-FaustoCastlhoEx-libris da Coleção Fausto Castilho, criado para identificar as obras do respectivo acervo.