Sérgio Buarque de Holanda (1902 – 1982), historiador, crítico literário e professor de História da Civilização Brasileira. Na USP foi idealizador do Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP, participou em 1980, da cerimônia de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Nesse mesmo ano, recebeu tanto o Prêmio Juca Pato, da União Brasileira de Escritores, como o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Correspondente do “O Jornal” na Polônia e na Alemanha (1929-1930), professor em universidades europeias e americanas (décadas de 50 e 60); autor de vários livros: Monções (1945); Caminhos e Fronteiras (1957); Visão do Paraíso (1958), entre outros, além do clássico, Raízes do Brasil (1936).
Mais do que acumular livros, as bibliotecas revelam formas de saber, criticar, pensar e imaginar. Foi pensando assim é que a Universidade Estadual de Campinas comprou em 1983, logo após a sua morte, a Biblioteca de Sérgio Buarque de Holanda, um dos principais acervos históricos e culturais do país, formado por aproximadamente 10 mil volumes, entre livros e periódicos. O acervo abrange a área de Ciências Humanas, com destaque para os livros que tratam da História do Brasil, especificamente História de São Paulo e cerca de 20% do acervo é em língua alemã. Por ter participado de inúmeras missões culturais do Brasil em vários países, Sérgio Buarque foi adquirindo livros raros e documentos preciosos para a historiografia brasileira.
Dentre os livros, muitos são valorizados pelos autógrafos de seus autores, pessoas que conviveram e que tiveram, em Sérgio Buarque de Holanda, um referencial obrigatório. Cerca de 60% do acervo está em língua portuguesa e 40% restantes em outras línguas, 80% das obras de autores nacionais, contém dedicatórias a SBH e sua esposa (Maria Amélia Alvim Buarque de Holanda). Os livros possuem grifos e anotações marginais; Sérgio Buarque de Holanda, cuidadosamente fazia anotações a lápis nas páginas dessas publicações, o que demonstrava profunda capacidade de trabalho e o seu valor como historiador.
Todo o acervo documental com: fotos, correspondências, blocos de anotações e cadernos de pesquisa estão sob a guarda do SIARQ, Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas. Catálogo do “Fundo Sérgio Buarque de Holanda”. Disponível em: Siarq Unicamp.