Müller Carioba (1855-1920)
Comendador Franz Müller (Franz Friedrich Wilhelm Müller), empresário alemão radicado no Brasil.
A Fábrica de Tecidos Carioba S.A. foi uma das primeiras tecelagens paulistas, fundada em 1875 na Fazenda Salto Grande, hoje Carioba, em Americana, SP. Em 1901 o Comendador Franz Müller, juntamente com o inglês Ingels Rawlinson, compra em leilão a Fábrica de Tecidos Carioba. A princípio sua intenção era reerguer a fábrica e vendê-la. Porém, ele se encanta com a região e resolve se mudar com a família, no ano de 1902.
O Comendador Müller recuperou a fábrica; construiu uma hidrelétrica, a qual fornecia energia para a Vila Americana e outros municípios; expandiu a vila operária, dotando-a de uma infraestrutura completa, que contava com escolas, biblioteca, igreja, açougue, farmácia, bares, restaurante, cinema, clube de regatas, campo de futebol, salão de danças, bandas de música, grupos de teatro, etc.
Nos anos 1940 a fábrica começa a sentir os impactos da concorrência e das restrições impostas aos alemães por conta da Segunda Guerra Mundial e, em 1976 a Müller Carioba &Cia encerra suas atividades.
A partir de 1911 a família passa a adotar o sobrenome Müller Carioba.
Coleção doada pela família a Unicamp em 1982.
Acervo de aproximadamente 500 volumes, obras em sua maioria em alemão.